16 de fevereiro de 2010

Conhecendo as raças

Akita

Os cães da raça possuem uma aparência de lobo, sua pelagem é dupla, sendo o pelo de cima duro e reto, enquanto o subpelo é macio e denso, dando-lhe a aparência de um bichinho de pelúcia.
Trata-se de uma raça excelente para crianças por ser muito paciente. Nunca late desnecessariamente e é possessivo com seu território, o que faz dele um excelente guardião, tanto de propriedades quanto pessoal.
É muito apegado ao dono, sendo considerado "cão de um dono só". Sofre muito quando abandonado e às vezes não consegue se adaptar aos novos donos.

Leal, devotado, protetor, vigilante e responsável. Pode ser agressivo diante outros cães. Muito reservado no comportamento e com instinto de proteção, ele está sempre pronto para defender seus entes queridos contra pessoas ou animais ameaçadores. Deve ser socializado e treinado desde pequeno.

É uma raça bastante antiga, sendo seu nome originário da região de Akita, Japão, onde eram utilizados na caça pesada. Devido a seu temperamento, extrema coragem e compleição física forte e robusta foram muito utilizados em rinhas e como cães de combate, particularmente durante o período Tokugawa (1603 a 1925). Os Akitas eram cães de porte pequeno para médio e para aumentar o tamanho houve a influência de outras raças. Uma julgava-se ser um Mastife e outra de nome “Tosa” que seria um cruzamento do Shikoku, Mastife, Braco Alemão de Pêlo Curto, São Bernardo e Dogue Alemão. Com isso os animais realmente ganharam porte mas perderam muito de suas características originais. A partir de 1919 a raça passou a ser desenvolvida com o apoio de cinófilos e em 1931, nove cães ganharam muita notoriedade. No final da 2ª Guerra Mundial, grandes esforços foram feitos para eliminar o sangue de Mastifes e de outras raças estranhas dos poucos exemplares remanescentes. Dessa forma, conseguiu-se chegar ao Akita puro, de grande porte conhecido hoje em dia.

0 comentários:

 
BlogBlogs.Com.Br