16 de fevereiro de 2010

Conhecendo as raças

Affenpinscher

O Affenpinscher é também chamado na Alemanha, seu país de origem, de "Zwergaffenpinscher" (Zwerg = anão, Affe = macaco) devido à semelhança de sua cabeça com a de um pequeno símeo. Embora seja um cão de companhia, era muito utilizado na caça de roedores.


Trata-se de um cão pequeno e compacto. Às vezes, pode ser um pouco irritadiço, mas é, sem dúvida, um agradável cão de família. Affenpinschers precisam ser constantemente escovados para evitar que seus pelos embaracem. O ideal é escová-los três vezes por semana.

Algumas doenças comuns à raça são colapso traqueal, que gera tosse crônica, mas pode ser tratada com antibióticos para as infecções secundárias e xaropes; displasia do quadril, que só pode ser diagnosticada por radiografia (o desconforto nas juntas pode ser amenizado com anti-inflamatórios e repouso) e sub-luxação da patela, ou seja, desvio do joelho, que é facilmente diagnosticada e tratada com cirurgia.

Há ainda a doença de Von Perthes, ou LCP, que afeta a rotação da cabeça do fêmur. O cão pode mancar ou até “carregar” o membro afetado dependendo do estágio da doença. A condição pode durar dois meses até começar a regredir e o fêmur se reajustar. Analgésicos e privação de exercícios são indicados até o que o animal recupere os movimentos.

0 comentários:

 
BlogBlogs.Com.Br