28 de outubro de 2009

Shih Tzu - porque ocorre e como tratar seu problema de lágrimas

Cromodacriorreia ou lágrima marrom.
Problemas quase inofensivos com o canal lacrimal.

Sempre que a lágrima escorre por fora do canal lacrimal, pelo focinho, haverá umidade da região abaixo dos olhos e uma mancha marrom, a qual, em animais de coloração clara nessa região, deixa bem evidente essa pigmentação castanha, nada estética, porém praticamente inofensiva.
Veja o problema em uma Shih Tzu tosada - a lágrima drenada por fora da via lacrimal natural, pela superfície da pele, causa umidade na região abaixo dos olhos. (Reprodução: Clube Shih Tzu Brasil)
Veja o problema em uma Shih Tzu tosada - a lágrima drenada por fora da
via lacrimal natural, pela superfície da pele, causa umidade na região abaixo
dos olhos.
A via lacrimal inicia-se na região ocular e desemboca na cavidade no nariz e, em algumas raças, na boca. Na região ocular existem 2 entradas para a lágrima, chamadas de pontos lacrimais inferior e superior, localizadas na junção da mucosa com a pele das pálpebras inferiores e superiores, no canto interno do olho. Elas se unem internamente, formando o ducto nasolacrimal para, então, desembocar na narina e na boca.
A lágrima drenada por fora da via lacrimal natural, pela superfície da pele, causa umidade na região abaixo dos olhos, facilitando a proliferação de bactérias não patógenas, porém capazes de produzir secreção fétida de coloração escura.
Ao contrário do que dizem, a lágrima não é ácida, tem pH neutro adequado para sua localização ocular. Porém, um de seus componentes é a lactoferrina que, quando acumulada, pode levar a uma coloração escura.
Juntando estes dois mecanismos de formação de pigmento escuro é que chegamos à cromodacriorreia (“lágrima marrom”). As raças mais acometidas são as toys (Poodle, Maltês, Bichon Frise etc.) e as braquicefálicas (Pug, Boxer, Bulldog Inglês, Bulldog Francês, Shih Tzu, Persa etc.)
O tratamento consiste em eliminar a causa do lacrimejamento excessivo ou do desvio da drenagem da lágrima. Para a maioria dos casos existe correção cirúrgica definitiva. Em outros casos, ou quando se opta por não realizar a cirurgia, existem algumas dicas de manutenção:
• evitar lavar diariamente a região;
• manter a região bem seca com gaze, paninho limpo ou lenço de papel;
• massagear o canto dos olhos diariamente para evitar entupimento na ponta lacrimal;
• aplicar pó de maisena na região abaixo dos olhos para conter a umidade e
• manter o pelo dessa região bem aparado.
.
Se, com todos esses cuidados, ainda assim você notar a região abaixo dos olhos úmida, mesmo sem a mancha marrom, procure o oftalmologista veterinário para sondar o canal lacrimal, depilar os cílios que estão produzindo o excesso de lágrima ou identificar a causa de base.
Jorge da Silva Pereira é médico veterinário especializado em Oftalmologia.
Por: Jorge da Silva Pereira
Fonte: Revista Pequenos Cães

1 comentários:

Babi Nakata disse...

Muuuuito bom o seu blog!

 
BlogBlogs.Com.Br