26 de outubro de 2009

Regras básicas do uso do clicker


Existem algumas regras básicas que deverão ser seguidas no uso do clicker durante o treino, estas regras ajudam a um uso adequado do clicker e previnem erros comuns:
  1. Faça o chamado carregamento do clicker. O carregar o clicker tem como objectivo, ensinar o cão que o som do clicker é associado a uma recompensa. Para tal, clique e recompense várias vezes seguidas. Certifique-se que o cão não está a saltar ou a demonstrar outro comportamento indesejado. Repita o processo de clicar e recompensar várias vezes seguidas (20 a 30 repetições). Saberá que o cão entende que o som significa algo de bom vem aí, quando clicar e ele olhar para si na expectativa da recompensa. O carregamento do clicker só é necessário uma vez, da primeira vez que apresentar o clicker ao seu cão e nunca mais.
  2. Mantenha as sessões de treino curtas e divertidas. Termine o treino enquanto o seu cão quer mais.
  3. Termine o treino numa nota alta, logo após o cão ter oferecido um comportamento perfeito, ou com uma brincadeira.
  4. Clique sempre primeiro e dê a recompensa depois. A recompensa (comida, brincadeira, festas, etc.) deverá ser dada logo após o som do clique, o mais rapidamente possível, para que a associação clique+recompensa seja feita correctamente.
  5. Nunca recompense primeiro e clique depois.
  6. Quando treina o cão, não aponte o clicker ao cão, ele poderá fazer a associação da recompensa ao instrumento físico na vez do som, fazendo com que no futuro o cão não trabalhe sem ver o clicker.
  7. Clique o momento que o cão oferecer o comportamento desejado, se demorar a fazê-lo poderá estar a clicar o comportamento errado. Por exemplo, ao ensinar o senta, o som do clique deve ocorrer assim que o rabo do cão chega ao chão.
  8. Se usar a comida como recompensa, assegure-se que os pedacinhos de comida são pequenos e de preferência fáceis de mastigar e incluir a mesma na ração diária do cão, de forma a evitar aumento de peso.
  9. Quando ensina um comando novo ao cão e introduz o comando verbal (a palavra “senta”, “deita”, “fica”, “aqui” etc…) nunca use esse comando fora de contexto.
  10. Se começou hoje a treinar um comando novo, não vá à rua no final do dia com o seu cão e espere que ele obedeça esse mesmo comando. Refira-se ao processo de aprendizagem gradual para perceber as diferentes fases que devem ser seguidas para uma obediência perfeita.
  11. Quando introduzir o comando verbal, lembre-se que deve dizê-lo apenas uma vez. Se vai pedir um senta, diga “Senta” e aguarde que o seu cão responda, se ele não responder utilize o comando gestual. Se repetir o comando verbal apenas está a ensinar o cão que ele não tem que obedecer ao comando logo à primeira.
  12. Se o seu cão não gosta de comida use outras recompensas. Brincar com a bola, puxar na corda, ir á rua ou qualquer outra coisa que o seu cão goste são todas óptimas recompensas alternativas para treinar comandos.
  13. Exija coerência. Se escolheu a palavra “anda” como chamamento, comunique em casa para que todos saibam e a utilizem. “Anda”, “aqui” e “vamos” são palavras diferentes e o cão não saberá a diferença.
Fonte: http://www.itsallaboutdogs.net/artigos_002.htm

0 comentários:

 
BlogBlogs.Com.Br