25 de outubro de 2009

O que é treino de clicker ???


Muitos estudos científicos foram feitos, confirmando a tendência que todos os animais têm (incluindo humanos) em aprender ou repetir comportamentos cujas consequências são positivas ou desejáveis para os mesmos.
Sendo assim, os treinadores de clicker proporcionam consequências positivas para os comportamentos que querem ver repetidos.
A estas consequências os treinadores chamam “recompensas” e ao processo “reforço”. Sendo assim, o treino de clicker é, um sistema de treino baseado no reforço positivo.
Porquê usar o Clicker e não apenas uma palavra?
O clicker é essencial para “marcar” o comportamento exacto que queremos reforçar. Sendo o clicker um pequeno instrumento de plástico, que emite um som único e imediato ao toque, é simples usá-lo com a exactidão necessária.
Sem ouvir o clicker durante a acção correcta que queremos reforçar, o animal pode não relacionar a recompensa com esse comportamento, ou então, poderá ser recompensado pelo comportamento errado.
Se tentar usar uma palavra, irá aperceber-se da dificuldade que existe em marcar o comportamento na altura correcta. A facilidade e rapidez do clicker, ajuda neste processo tornando-o muito mais eficaz.
A exactidão do clicker também permite que o treinador aperfeiçoe um comportamento conforme o seu desejo, isto é, pode tornar um senta mais rápido, por exemplo, clicando apenas nas vezes que o animal se senta mais depressa, ele rapidamente se aperceberá que sentas mais rápidos são reforçados e repete-os consistentemente.
O clicker é usado até no treino de atletas, dançarinos, etc… permite ao treinador clicar no momento exacto  em que um movimento é bem feito, de outra forma ele diria “é isso mesmo” o que mesmo assim deixaria no atleta dúvida a que movimento específico ele se referia (veja aqui para exemplos TAGTeach ).
Vou precisar usar um clicker e comida o resto da vida?
Não. Uma vez que o animal percebe o comportamento, não existe necessidade de clicar mais. A recompensa pode passar de comida a um simples reforço verbal “Muito bem!” ou até mesmo a todas aquelas coisas diárias que damos aos nossos cães, refeições, passear na rua, brincar, etc.. Isto é, depois do cão ter percebido o comando senta (por exemplo), pode pedir um, cada vez que eu fôr abrir a porta, e a recompensa por um senta bem-feito, será ele ir à rua. 
O que acontece quando o animal não obedece?
Esta é uma das grandes diferenças entre os métodos de treino tradicionais e o método do clicker. Se o cão não executar um comportamento pedido pelo dono (exemplo: deita), o treinador de clicker não parte do princípio que ele está a ser desobediente, mas irá sim, colocar algumas questões:
*      Será que o animal aprendeu o significado do comando?
*      Será que o animal percebeu o significado do comando no primeiro ambiente em que lhe ensinei e não neste? (em casa versus no jardim?)
*      Será que a recompensa é a suficiente para que o cão queria fazer o comportamento?
Após responder a estas questões o treinador, vai reavaliar o treino e modificá-lo de acordo, para conseguir os objectivos desejados.
Porque é que os treinadores de Clicker não usam castigos?
Mas os treinadores usam o castigo, apenas não aqueles que os treinadores de métodos tradicionais usam (refira-se ao artigo Condicionamento Operante para perceber quais são as diferenças). O que os treinadores ditos “positivos” não usam são métodos que implicam o uso da força, coerção ou castigos físicos, uma vez que estes têm consequências negativas no comportamento futuro do seu cão e não contribuem para o desenvolvimento de uma relação saudável nem baseado na cooperação.
 "Claudia Estanislau - treinadora e especialista em avaliação canina / artigo publicado no site http://www.itsallaboutdogs.net/atreinadora.htm"

0 comentários:

 
BlogBlogs.Com.Br