11 de agosto de 2010

Ração de cachorro pode deixar crianças doentes, diz relatório dos EUA

DA ASSOCIATED PRESS

Comida para cachorros e gatos pode deixar crianças doentes, alerta um relatório do governo dos EUA, que detalha o primeiro surto conhecido de salmonela em humanos, principalmente em crianças pequenas, associado à alimentação animal. 
A surto deixou 79 pessoas doentes em 21 estados, principalmente no leste, entre 2006 e 2008. Quase metade das vítimas eram crianças abaixo de 2 anos.

Rações secas para animais são uma fonte desconhecida de infecção de salmonela em humanos, e é provável que outras doenças, desde então, foram causadas por esse alimento, segundo Casey Barton Behravesh, autora do relatório e pesquisadora do Centro Federal de Controle de Doenças e Prevenção.

Pelo menos seis recalls de ração, independentes entre si, foram emitidos este ano por parte dos fabricantes por causa da possível contaminação por salmonela, de acordo com dados do FDA (órgão que fiscaliza alimentos e medicamentos nos Estados Unidos, similar à Anvisa). O porta-voz do órgão, Ira Allen, disse que não houve relatos de doença causada por salmonela relacionada a comida de cachorro, desde o surto entre 2006 e 2008. 

Um relatório sobre o surto foi publicado nesta segunda-feira pela revista médica Pediatrics. 
Não há casos conhecidos de humanos e salmonela ligados à ração fresca para animais.
O surto foi atribuído à bactéria salmonela encontrada em diversos tipos de ração seca para cães e gatos, incluindo Pedigree e Special Kitty. 

Enquanto as crianças mais novas foram mais afetadas, não há nenhuma prova de que elas ficaram doente por comer alimentos para animais, disse Behravesh. Elas provavelmente foram infectadas por tocar animais afetados ou pratos sujos de alimentos para animais e, em seguida, levar suas mãos à boca, disse ela.
Os sintomas incluem diarreia com sangue e febre. Pelo menos 11 pessoas foram hospitalizadas; nenhuma morreu. 

Não houve relatos de animais doentes, mas os investigadores encontraram a bactéria salmonela em amostras de fezes de animais sem sintomas que comeram o alimento contaminado.
Aquecer a ração durante a fabricação do alimento geralmente mata os germes da salmonela. Behravesh disse que a contaminação pode ter ocorrido durante o processo em que as bolinhas de ração são pulverizadas com intensificadores de sabor. 

Duane Ekedahl, presidente da Pet Food Institute, um grupo de fabricantes de comércio, disse que o público não deve se preocupar excessivamente com a alimentação animal como fonte de salmonela.
'As empresas estão muito atentas e em raras ocasiões quando isso ocorre, os produtos são retirados do mercado', disse ele. 

Os autores do estudo aconselham pediatras a perguntarem sobre o contato com animais de estimação em visitas ao médico e ao avaliar os sintomas de doenças infecciosas.

Para reduzir os riscos de infecção em casa, também recomendaram:
- lavar as mãos após o contato com animais de estimação, ração e tigelas;
- limpar com frequência tigelas para ração e áreas de alimentação;
- manter crianças menores de 5 anos longe de alimentos para animais e áreas de alimentação;
- limpar os pratos de comida e de água dos animais de estimação em uma pia separada, não na cozinha;
- evitar lavar crianças na pia da cozinha. 

Fonte.: Folha Uol 

0 comentários:

 
BlogBlogs.Com.Br