7 de dezembro de 2009

Tipos de agressividade

A agressividade em cães tem origens bastante diferentes. Na verdade a agressão nem sempre é demonstrada na forma de mordida, ela pode ser demonstrada através da postura do corpo, rosnados e latidos entre outros, além disso, a agressão pode ser ofensiva ou defensiva.
  Embora nós humanos tenhamos o costume de classificar o comportamento agressivo dos cães como simples e pura maldade, a agressão em si não está relacionada com nenhum sentimento de raiva nestes animais. Cães mordem, atacam, ou ameaçam outros seres para defender seu território, sua posição hierárquica, sua comida, para garantir suas chances de cruzar com uma fêmea e perpetuar a espécie, por medo, para proteger seus filhotes ou para caçar. A escolha cuidadosa do filhote, a socialização, e um bom trabalho de obediência são as melhores ferramentas para se evitar este tipo de problema. A forma mais comum de agressão de cães domésticos contra seus donos é justamente por dominância, que na maioria das vezes é desenvolvida sorrateiramente sem que os donos percebam os erros que estão cometendo e os riscos que estão correndo. Vamos dar alguns exemplos.

Agressão por dominância:

Os cães são animais sociais e nenhum deles espera igualdade. Para o cão o importante é saber qual é a posição hierárquica de cada um da família em relação aos outros, e a própria posição dele. Se perceber que ninguém exerce a liderança do grupo ou exerce sem firmeza e consistência, ele terá o maior prazer em ocupar esta posição. A liderança da matilha não é trabalho fácil para um cão, sendo o líder, ele não pode descansar um minuto pois será o responsável pela guarda e proteção de todos os membros do grupo e por manter todos os membros, você e a sua família, nos seus devidos lugares. Ele não irá aceitar desafios e insubordinação tais como acordá-lo da sonequinha, tirá-lo ou simplesmente sugerir que ele saia de onde estiver, chegar perto da pessoa preferida dele, passar perto da comida ou da cama dele mesmo que ele não esteja lá, ou simplesmente ficar de pé ao seu lado e encará-lo nos olhos sem que haja conseqüências, algumas vezes graves! A maioria dos casos de agressão por dominância ocorre em machos e alguns cães possuem uma predisposição genética que é demonstrada desde cedo. Se corrigidos a tempo desistem de ser o líder mas vez por outra podem tentar medir forças novamente com você. Agressão por dominância é coisa séria e deve ser resolvida o mais cedo possível com um bom trabalho de obediência que vise estabelecer a liderança do dono.

Agressão por possessividade e competitividade:

Este é o tipo de agressividade mais comum entre cães do mesmo sexo que moram na mesma casa ou entre cães e crianças da família. Diferente da agressão por dominância, este é tipicamente um assunto entre "irmãos". Para os cães as crianças são como irmãos com quem precisam disputar uma posição, os adultos devem reforçar a posição delas como superiores e nunca deixar sem supervisão crianças junto com cães. É muito importante as crianças aprenderem desde cedo como tratar um cão com respeito.

Agressão por medo:

Ao contrário da agressão por dominância o cão morde por medo e submissão excessiva. É um tipo de agressão comum em cães que foram pouco socializados e que estranham tudo o que é novo. Também acontece com freqüência em cães que são maltratados ou que sofreram algum tipo de trauma. O melhor é prevenir expondo o filhote a diferentes ambientes, pessoas, sons, objetos e sempre tornar essas experiências prazerosas. Quando apresentar sinais de agressividade por medo, o melhor é procurar um profissional para identificar sua fonte e desenvolver um trabalho com o objetivo de minimizar o problema.

Agressão por proteção territorial ou maternal:

A agressão territorial é geralmente apreciada pelos donos e muitas vezes estimulada. Embora seja uma ferramenta valiosa para a guarda de nossas residências e propriedades, a agressão territorial pode estar associada com dominância ou medo e pode se tornar um perigo se estiver fora de controle. A agressão por proteção maternal está relacionada com um hormônio que precede o cio, chamado progesterona. Sua produção se estende por aproximadamente dois meses nas cadelas que não foram fecundadas e, para as que tiveram filhotes, por mais dois meses após o parto. Algumas fêmeas chegam a apresentar todos os sinais de uma falsa gravidez e tomam certos objetos como se fossem seus filhotes defendendo-os como loucas.

Agressão entre machos:

Este tipo de agressão é muito raro ocorrer entre fêmeas e sua origem parece estar ligada à necessidade de se eliminar a concorrência e assim garantir a propagação das características genéticas do indivíduo, são os típicos machões. Ocorre principalmente quando há uma cadela no cio nas imediações. A castração pode resolver o problema.

Agressão predatória:

Esse tipo de agressão é raro em cães domésticos e é dirigida contra outras espécies, tais como gatos, ovelhas ou coelhos. Muito raramente vai ocorrer se o cão for socializado com o outro animal. Assim, dificilmente um cão que foi criado com um gatinho tentará matá-lo Algumas raças de caça são desenvolvidas com um alto grau de agressão predatória.

Agressão por aprendizado:

Este é o caso de cães que são treinados para serem agressivos. Quando treinados de maneira adequada estes cães são exemplares, podem ser afagados por crianças e andar no meio de uma multidão sem demonstrar o menor sinal de agressividade, mas no segundo seguinte, sob comando, são capazes de atacar e imobilizar uma pessoa com a precisão de uma arma de fogo. Treinar cães para ataque sem que todos os aspectos de socialização, genética e controle sejam observados é muito perigoso e nem todo cão tem o perfil necessário para isso. Tanto o cão quanto o dono têm que ser equilibrados, tranqüilos, sociais, inteligentes e controlados. Infelizmente nem todos têm essas características e muitas vezes os cães são maltratados e surrados para se tornarem mais agressivos. O resultado é o que a gente vê na imprensa, cães que atacam o próprio dono ou pessoas que passam pela rua, algumas vezes resultando em morte. Há também cães que são estimulados pelos donos para atacar outros cães ou até participar de rinhas, um absurdo!

Agressão por causa desconhecida:

Ainda que raros, existem casos em que cães voltam-se contra os donos ou pessoas que eles conhecem, sem que haja nenhum motivo aparente. Quase que de uma hora para outra, estes bichinhos, sempre calmos, educados e obedientes, tornam-se perigosíssimos, rosnando, mordendo ou tentando atacar qualquer um que esteja por perto, para, no minuto seguinte, voltar ao normal. São casos que não estão relacionados com dominância, medo, proteção, doenças ou nenhuma outra causa conhecida, sua origem parece estar profundamente ligada a genética. Esse problema que é conhecido como "Síndrome da avalanche de ódio" e não existe uma cura para este tipo de agressividade. Nos casos em que os ataques são freqüentes e representam perigo para as pessoas, a única solução humana é a eutanásia pois manter o cão preso, isolado ou acorrentado o tempo todo é muito mais cruel.

Fonte: www.adestradorpessoal.com.br

0 comentários:

 
BlogBlogs.Com.Br