30 de janeiro de 2010

Desmistificando a castração de cães e gatos

Procedimento diminui chances de tumores e infecções, além de eliminar problemas comportamentais
por Danúbia Guimarães
A castração de cães e gatos previne tumores e infecções no útero e testículos
Crédito: West Zest
Os donos de cães e gatos machos torcem o nariz para a castração de seus totós. Há quem acredite que depois de serem retirados os testículos do bichinho, ele perderia sua masculinidade. O caso, no entanto, é desmistificado pela médica veterinária Fernanda Fragata, diretora do Hospital Sena Madureira, localizado na zona Sul de São Paulo. “Os machos castrados têm seu nível de agressividade reduzido, além de ter menos chances de desenvolver tumores nos testículos e na próstata”, explica.
As gatas e cadelas também só têm a ganhar com a castração, contanto que ela seja total, ou seja, são retirados os ovários, trompas e útero, como orienta a especialista. “Estudos recentes revelam que fêmeas castradas antes do primeiro cio têm 98% de chances a menos de sofrerem de câncer de mama, além de terem menos tendência a tumores e infecções no útero”. Vale lembrar também que a famosa gritaria das gatas no cio é extinta com a castração. “Este é um dos principais motivos que levam os donos a trazerem suas fêmeas para a esterilização”.
O mito da obesidade também é quebrado pela veterinária, que explica que apesar do animal ficar menos ativo depois de castrado, ele só desenvolverá obesidade se o dono não incentivar atividades físicas e não cuidar de sua alimentação. Outro ponto importante destacado por Fernanda é o uso de anticoncepcionais e a vasectomia com o objetivo de evitar gestações. Os procedimentos são totalmente desaconselhados, já que aumentam a dosagem de hormônios nas fêmeas, facilitando a incidência de câncer mamário, além de aumentar o risco de doenças venéreas nos machos.
A médica explica que ambos os procedimentos não são utilizados no hospital, já que oferecem mais riscos que benefícios aos animais. “O dono deve ter em mente que assim como os humanos devem ter cuidado com os parceiros sexuais, os animais também devem. É preciso conhecer muito bem a procedência do bicho a ser cruzado, para que não haja a contaminação por doenças venéreas.” Ela orienta que um macho com vasectomia, apesar de não engravidar uma fêmea, pode sim ser o transmissor de doenças graves, por isso que desaconselha o procedimento.
Quanto à idade ideal para a esterilização dos bicinhos, Fernanda destaca que os filhotes entre cinco e seis meses já estão aptos à cirurgia, contanto que já tenham passado por todas as primeiras vacinas e vermifugação. “O procedimento é extremamente simples e geralmente, os animais voltam rápido da anestesia, que é inalada”. Apesar disso, a médica explica que os pets ficam internados 24h no hospital como medida de segurança. “Os gatos, principalmente, tendem a voltar a sua rotina muito rápido e não sabem que foram recém-operados, com isso, os pontos podem se abrir.”
Para finalizar, a veterinária esclarece outro tema polêmico na reprodução de pequenos animais: a gestação tardia. Ela explica que diferentemente das mulheres, que têm menopausa, as fêmeas não castradas podem gerar filhotes até o fim da vida, não sendo recomendável, no entanto, gestações após os 8 anos. Caso seja a primeira gravidez do animal, os médicos não recomendam gestações após os 3 anos. “Os riscos de má formação de filhotes e a possibilidade de cesarianas aumentam nesse período. São riscos semelhantes às mulheres que têm filhos depois dos 40 anos”, conclui a médica veterinária.
Fonte.: PetMag UOL

25 de janeiro de 2010

Galera reunida !!!



 
Da esquerda para direita:
Clara (maltês)
Bela (shih tzu)
Panchito (shih tzu)
Duda (pug) 
Mel (lhasa apso)







Quem é mais forte ???

Adestramento: comandos "fica" e "aqui"

Os cães também são curiosos !!!

22 de janeiro de 2010

Versão canina de salto em distância

Competição estimula os totós a pularem em uma piscina em busca de seu brinquedo favorito
 
Recorde de salto canino em distância é de 9,24m
Crédito: www.telegraph.co.uk

Não são apenas os humanos que são capazes de desenvolver aptidões para o atletismo. Os cães nos Estados Unidos, e aos poucos, na Inglaterra, também estão aderindo ao salto em distância. Só que em vez de saltarem em uma caixa de areia, os cachorros pulam em uma piscina.
De acordo com o jornal The Telegraph os donos dos animais lançam o brinquedo favorito do esportista na água e cabe ao bichinho pular na piscina em busca de um novo recorde. Antes de chegar na água, o pet corre em uma pista de cerca de 10 metros para ganhar velocidade. O cachorro que saltar mais longe, é o grande vencedor.
Para medir o salto, a competição conta com um sistema eletrônico, além de um juiz que fica dentro da piscina. O árbitro também ajuda os pets a saírem da água após o salto. Em entrevista à publicação, Anton Wittwer, organizador da disputa, revelou que os cães misturados com retrievers e com pernas mais longas tendem a se sobressair na competição, sendo os melhores saltadores.
O atual campeão da modalidade é Dash, um Labrador misturado com Pointer Inglês, com um salto de 9,24 m. Vale lembrar que o recorde mundial humano é muito similar: 9,57m.
Em 2009, cerca de 700 cães participaram da competição na Inglaterra e a expectativa é que o número aumente no próximo verão.
Fonte.: UOL bichos

Cães são capazes de farejar câncer

Estudo comprovou as suspeitas de que os animais têm essa habilidade especial
19_caes_sao_capazes
Olfato aguçado dos cães pode auxiliar na identificação do câncer
Crédito: Zoutedrop

Muito embora os donos de cães já tivessem certeza do fato, a comprovação científica é bem recente. Os animais podem mesmo farejar doenças como o câncer. A descoberta foi realizada por um grupo de cientistas do Hospital de Amersham, em Buckinghamshire, interior da Grã-Bretanha, e os resultados das pesquisas foram publicados no “British Medical Journal”.
As suspeitas sobre o dom canino são antigas. Há relatos de uma mulher que afirmou a um jornal que buscou por um tratamento médico, depois do súbito interesse de seu cãozinho por uma de suas feridas na pele, que mais tarde, foi revelado como câncer. Histórias semelhantes também ganharam destaque na mídia e começou-se a suspeitar que o câncer, de fato, produz odores distintos que podem ser captados por olfatos mais sensíveis.
Para comprovar tal constatação, o grupo de médicos envolvidos na pesquisa fez uma experiência para avaliar se os cachorros poderiam ser treinados para farejar câncer de bexiga a partir dos odores de amostras de urina. Foram treinados seis cachorros de raças diferentes que tiveram que identificar sete amostras de urina, uma apenas de uma pessoa com câncer.
Como poderia se esperar, algumas raças tiveram desempenho melhor do que outras. Esse foi o caso dos Spaniels, o que não significa que outros animais também não possam ser aptos para a função. O próximo passo é descobrir qual é a combinação de odores que os cães identificam como “sintomas” de câncer.
Fonte.: UOL bichos

15 de janeiro de 2010

Obesidade em cães e gatos tem relação com comportamento dos donos

Problema atinge cerca de 20% da população de pets do Brasil

Getty ImagesFoto por Getty Images
Antes de mudar qualquer hábito do animal, leve-o ao veterinário para identificar a causa da obesidade

Uma das preocupações de todo dono de cão e gato consciente deve ser a  obesidade. A questão é que a gordura pode levar o pet a ter vários outros problemas de saúde, como dificuldades respiratórias, triglicérides, colesterol, hipertensão, diabetes, problemas no coração e até mesmo câncer. Segundo a médica Fernanda Fragata, do Hospital Veterinário Sena Madureira, a obesidade pode diminuir o tempo de vida do bicho.  Segundo um estudo da Association for Pet Obesity Prevention (Associação para Prevenção da Obesidade em Animais de Estimação), 44% dos cães e 57% dos gatos dos Estados Unidos foram considerados obesos em 2008.
Este é um número 4% maior que em 2007. Em 2009, um relatório do Conselho Nacional de Pesquisa dos Estados Unidos, divulgado pelo laboratório Vetnil, afirma que 25% dos cães e gatos do ocidente estão acima do peso. No Brasil, estima-se que o problema atinja cerca de 20% da população animal.

Muitos donos, quando notam que o bicho está obeso, reclamam de não conseguir fazê-lo emagrecer. Para que haja a perda de peso, é preciso mudar a rotina tanto do animal quanto dos donos. As necessidades calóricas dos homens é bem maior do que a de um cão ou gato. Por isso, um pedacinho de algo que você esteja comendo, no organismo do bicho, equivale a um pedação.


Donos e bichos precisam mudar de hábitos


O primeiro fator que leva à obesidade animal é o excesso de ingestão calórica, seja por ração, seja por outros quitutes. Em seguida, vem a inatividade física. E tem também a falta de consciência dos donos - afinal de contas, o bicho certamente não abre a geladeira para beliscar guloseimas e também não escolhe o que é comprado no supermercado.
A maioria dos proprietários não resiste ao pedido do pet na hora das refeições e acaba compartilhando com o animal tudo o que come. Nessa história, tanto o dono como o animal criam um círculo vicioso: o bicho vai sempre pedir e o dono vai sempre ceder. Quando não ganha nada, o animal reclama e o dono acaba cedendo.
Por isso, quando se trata de emagrecimento, é preciso mudar os hábitos dos bichos e dos donos. A veterinária Fernanda destaca:

- Lembre-se que um bicho é como uma criança: só se alimenta com o que o dono lhe oferece. Portanto, o papel e envolvimento de toda a família do animal são importantes no tratamento para perder peso.

Avalie: por que seu bicho está gordo?

Antes de tomar qualquer atitude em relação ao peso do seu bicho, é preciso avaliar se ele realmente está obeso. Algumas raças já são mais “cheinhas” por natureza. Segundo Fernanda, alguns problemas hormonais podem causar obesidade, e neste caso, o veterinário saberá identificar.
- Deve-se avaliar o peso e a condição corporal, ou seja, se tem costelas aparentes, se está ou não acinturado, ou se tem acúmulo de gordura na região do pescoço, por exemplo.
Se a causa do problema for o sedentarismo, o animal deverá iniciar gradativamente uma rotina de exercícios, além da dieta indicada pelo veterinário. Vale lembra que animais castrados e idosos têm mais tendência a ficarem obesos.
Lights e etc...
Hoje, o mercado está lotado de rações light, com teor calórico reduzido, mas Fernanda afirma que antes de mudar o cardápio do pet, é preciso consultar um veterinário. Existem remédios que atuam no problema e também devem ser receitados por um especialista:
- Em geral, as rações light funcionam. Porém, deve-se antes consultar um veterinário para ver se existe uma causa de base para a obesidade ou se é somente um excesso de calorias ingeridas.


Dicas para evitar que o bicho fique obeso:


- Defina uma quantidade diária de comida e divida em duas refeições.

- Não deixe o pote com ração à disposição. Quando o alimento está ao alcance, os bichos comem mais.

- Evite comer perto do bicho e mantenha-o longe na hora das refeições.

- Por mais que o bicho peça, não dê a ele o que você come. Se ele perceber que algumas reclamações adiantam, vai pedir comida sempre.

- Diminua a quantidade de biscoitinhos que dá ao pet.

Fonte.:R7.com


Filhote de chihuahua concorre ao título de menor cão do mundo


A chihuahua Lulu parou de crescer logo que nasceu. Hoje, aos nove meses de idade, mede apenas 10 cm...
... No entanto, leitor, a falta de tamanho é compensada por uma grande personalidade.
A dona da cadela, Jean Tindall - de Bradford, nos Estados Unidos - disse ao jornal The Sun que não imaginava que o cão ficaria tão pequeno. Quando Lulu nasceu, seu tamanho era proporcional ao dos outros filhotes.
- Ela é tão pequena que cabe na palma da minha mão. Não dá para acreditar que ela é da mesma ninhada dos irmãos, pois os outros são duas vezes maiores do que ela.
Jean também diz que Lulu precisa de muitos cuidados e, apesar do tamanho, é cheia de energia. Ela ainda não consegue latir, mas Jean acredita que quando acontecer, vai ser tão alto quanto o latido de qualquer cão de tamanho normal.
Fonte.: R7.com

14 de janeiro de 2010

Diversão garantida !!!




8 de janeiro de 2010

BlogBlogs.Com.Br

6 de janeiro de 2010

Dachshund lidera ranking de agressividade canina

Curiosamente, o Chihuahua, Jack Russel Terrier e Akita figuram nas demais posições.
Ele também é conhecido como cão salsicha, mas bem que poderia ser chamado de esquentadinho. Isso porque o Dachshund foi considerado por uma pesquisa recente como o cachorro mais agressivo do mundo. De acordo com um estudo da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, um em cada cinco exemplares, já atacou ou tentou atacar estranhos e um em 12 já atacou os próprios donos.
A carinha de anjo engana: o cãozinho foi considerado o mais feroz do mundo Crédito: nao-cha
A carinha de anjo engana: o cãozinho foi considerado o mais feroz do mundo
O levantamento norte-americano analisou cerca de 6 mil donos de cães de 30 raças diferentes. De acordo com os questionários, as raças que mais tendem a atacar humanos são Dachshunds e Chihuahuas. Curiosamente, estes são alguns dos menores cães existentes, enquanto raças maiores, como o Golden Retriver, Labrador e São Bernardo, por exemplo, foram considerados os mais dóceis.
Vale lembrar que durante muito tempo, e ainda nos dias de hoje, há quem julgue os Pitt Bulls e Rottweillers extremamente agressivos, no entanto, eles ficaram na média de agressividade canina ou até abaixo, no que diz respeito a ataques contra estranhos.
Acompanhe a seguir, o ranking dos 10 mais ferozes do mundo:

2º lugar: Chihuahua

O pequeno é o terror da vizinhança, com seu latido estridente Crédito: Toronja Azul
O pequeno é o terror da vizinhança, com seu latido estridente Crédito:
Toronja Azul

3º lugar: Jack Russell terrier

Apesar de aparência dócil, o cãozinho não é chegado a estranhos Crédito: Emery Way
Apesar de aparência dócil, o cãozinho não é chegado a estranhos
Crédito: Emery Way

4º lugar: Akita

O animal é um excelente companheiro, apesar de estar no ranking dos mais agressivos Crédito: Allison Yoshimura
O animal é um excelente companheiro, apesar de estar no ranking
dos mais agressivos Crédito: Allison Yoshimura

5º lugar: Pastor australiano

À exemplo do Border Collie, o cão é muito inteligente Crédito: regsplod
À exemplo do Border Collie, o cão é muito inteligente
Crédito: regsplod

6º lugar: Pit bull

Este é um velho conhecido, no entanto, é bem menos “perigoso” que um Chihuahua Crédito: Audrey
Este é um velho conhecido, no entanto, é bem menos “perigoso”
que um Chihuahua Crédito: Audrey

7º lugar: Beagle

Apesar de pequeno, o animal provou que é bom de “briga” Crédito: Eric Lim
Apesar de pequeno, o animal provou que é bom de “briga”
Crédito: Eric Lim

8º lugar: Springer Spaniel inglês (Cocker Spaniel)

Não são raras notícias envolvendo este cãozinho nervético Crédito: Anne Hornyak
Não são raras notícias envolvendo este cãozinho nervético
Crédito: Anne Hornyak

9º lugar: Border collie

Além de um pouco agressivo, o animal ocupa o 1º lugar no ranking dos mais inteligentes Crédito: tonyschutz
Além de um pouco agressivo, o animal ocupa o 1º lugar no
ranking dos mais inteligentes Crédito: tonyschutz

10º lugar: Pastor alemão

Seu pequeno grau de agressividade pode ser utilizado para a guarda de estabelecimentos, casas e pessoas Crédito: Lee Coursey
Seu pequeno grau de agressividade pode ser utilizado para
a guarda de estabelecimentos, casas e pessoas Crédito: Lee Coursey
Fonte.: Uol Bichos
 
BlogBlogs.Com.Br